Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sereias

  Segundo a mitologia, sereias são seres metade peixe e metade humanas. Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Conservam a parte superior na forma de belas e sensuais mulheres. Seu canto encantador hipnotiza os marinheiros e os leva para o fundo do mar, onde os devoram.
  O mar representa nossas emoções, com suas marés imprevisíveis. É preciso ter um mínimo de controle emocional para navegar sem enjoar com o balanço do mar. O enjoo é a forma do mar avisar que quem manda ali é ele. Aos poucos, você se harmoniza com ele e o enjoo passa. Se somos invadidos pelas ondas de nossas emoções, sem dúvida, elas nos farão mal, como o balanço do mar para os novatos.
  No meio dessa aventura, surgem as sereias, senhoras das águas. Mulheres manipuladoras das emoções que brincam com os homens que ousam adentrar em seus domínios com arrogância. Suas vozes são doces e atraentes. Os homens, achando-se espertos, acreditam terem tirado a sorte grande com elas. Pensam que vão poder fazer com elas o que quiserem. Estão dominados pelo desejo, não pelo amor. E as sereias sabem disso. Elas conhecem as emoções, afinal, o mar é sua morada.

  Cegos pelas ondas de emoções criadas pelas sereias, suas visões se tornam nebulosas e vão em direção aos seus algozes com a consciência adormecida. No momento em que as tocam, a força de um tsunami os arrasta para o fundo do mar. Estão submersos pela água e incapazes de resistir às emoções que os inundaram. Sua razão ficou na superfície, seus corpos foram absorvidos completamente pela água. Estão fracos demais para resistir. Agora, aprenderam a lição que só pode ser ensinada pelas sereias:
  Não se deve entrar com arrogância ou más intenções nos domínios de uma mulher. Sua intuição pode prever e, se o fizer, irá te seduzir, brincar com você, lhe subjugar violentamente. E você não perceberá até ser tarde demais. Se aproximar das emoções de uma mulher é como navegar. É preciso tomar cuidado com as marés, as rochas. São sistemas de defesa. Se você se aproximar da forma errada, baterá nas pedras ou afundará seu barco, pois a fúria das ondas lhe atingirá com a mesma crueldade das mentiras que há em seu interior. Quanto mais avança em direção à ilha que contém o tesouro de cada mulher, mas se aproxima das rochas e das sereias. E quanto mais próximo, maior a responsabilidade e o compromisso assumido. E quanto mais mentiras acumuladas, maior a fúria das sereias, que não terão piedade da sua alma mentirosa.



2 comentários: