Páginas

Tarot

O que é o Tarot?



  O tarot também é chamado de Espelho da Alma. Isso porque ele reflete uma série de energias internas projetadas para o exterior na forma de lâminas artísticas. A arte do Tarot não é uma loucura descabida e estranha, tão pouco cartas de um baralho que prevê o futuro.
  Ele é uma ferramenta extremamente eficaz de autoconhecimento e nas suas 78 lâminas estão contidas todas as energias do macrocosmo e microcosmo. Cada símbolo presente em cada lâmina tem um significado unicamente vinculado àquele Arcano. Seu significado reflete uma série de fatos relacionados ao seu simbolismo e que ocorrem na vida das pessoas. Uma caminhada onde as situações são as mesmas, só mudam os atores e os cenários.
  O Tarot funciona pelo mesmo princípio da Astrologia: Sincronicidade. Isso ocorre porque os mecanismos de causa e efeito não pertencem ao nosso plano e o transpassam, fazendo com que o elo se oculte desse plano, mas pode ser observado o significado simbólico da resposta obtida e verificada a relação entre a pergunta e a resposta.


Estrutura do Tarot

  O tarot é um livro composto de 78 lâminas. 22 Arcanos Maiores, 56 Arcanos Menores, dos quais 16 são chamados de Arcanos da Corte.
  Os Arcanos Maiores são nomeados como: O Louco, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Hierofante, Os Amantes, O Carro, A Força, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Justiça, O Pendurado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo. Eles representam aspectos psicológicos presentes em toda a trajetória de vida, conflitos e soluções, projeções arquetípicas da psique do indivíduo.
  Os Arcanos Menores representam energias básicas do Universo. Cada Arcano se relaciona com um elemento dentro das Sephiroth e se refere à um âmbito da existência. O naipe de Moedas ou Ouros se relaciona com a vida material, o naipe de Espadas se relaciona com a vida mental, o naipe de Taças ou Copas se relaciona com a vida emocional e o naipe de Bastões se relaciona com a vontade, a energia interior e o filosófico/espiritual.
  Os Arcanos da Corte representam energias intermediárias entre os signos do zodíaco. São eles os Reis, Rainhas, Cavaleiros e Princesas de cada naipe.


Lenda

  Há muito tempo atrás, os Deuses Egípcios estavam preocupados com o rumo da humanidade. Sua queda e desvio do caminho evolutivo era quase inevitável. Receosos com as consequências espirituais de um mundo imerso em trevas, os Deuses se reuniram para tramar uma forma de guardar o conhecimento divino na Terra. Durante várias estações, ao longo dos anos, discutiram formas eficazes de transmitir esse conhecimento, mas todas eram imperfeitas e incapazes. Rá, Sekhmet, Seth, Osíris, Isis, Maat, Hathor, Hórus, Neftis, entre outros, debateram incessante e inutilmente. Até que a chegada de Thoth, Deus do Conhecimento e da Magia. Ele silenciou a reunião e disse:

— Coloquemos o conhecimento divino no maior vício da humanidade. Em um jogo. E o faremos através do sentido que os mortais mais prezam. A visão. Faremos um jogo de cartas.

  E assim, a sabedoria dos Deuses se fez presente na Terra. Escondendo no maior vício, a chave para acordar sua divindade.



Prática

  Ao acordar, embaralhem, separadamente, os arcanos maiores e menores. Retirem um arcano de cada tipo e deixem eles virados até o fim do dia. Antes de dormir, vejam se os arcanos batem com o dia que vocês tiveram.
  Esse é um teste que busca verificar o princípio da sincronicidade, descrito por Jung. Na sincronicidade, a relação de fatos é simbólica, não causal, pelo fato de, teoricamente, essas práticas não terem como se conectar com os acontecimentos. Independente da causalidade comprovada ou não, o objetivo é quantificar as vezes em que isso ocorre, mediante comparação com as experiências do dia. Por isso não se pode ver as cartas retiradas pela manhã. Para que não haja influência inconsciente nas atividades diárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário