Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Quatro Elementos

  É muito comum ouvirmos falar que “fulano é de água”, “ciclano é de terra”, como se a pessoa tivesse um único elemento. A coisa não funciona bem assim. Como estamos encarnados, nosso corpo é terra. E dentro deste estão todos os quatro elementos comandados pelo Akasha. Temos Fogo, Água, Ar e Terra. O que ocorre, é que buscamos continuamente um equilíbrio interno, e, consequentemente, desses 4 elementos dentro de nós. Mas enquanto esse processo não ocorre, vivemos com esse elementos em medidas diferentes, e um deles acaba se destacando dentre os quatro, devido a uma polarização do indivíduo com aquela energia. Não quer dizer que aquele elemento seja dominante, ele só tem uma porcentagem maior de ação. Se torna a base do indivíduo.

  Os quatro elementos se caracterizam pela sua forma de atuação. A Terra é responsável pela ação, “pôr a mão na massa”, a parte prática e manual. O Ar é voltado para o raciocínio e se manifesta bastante em matemática, línguas, química, física. A Água permeia as atitudes de emoção. Uma das coisas que torna Escorpião um signo de água, apesar de parecer de fogo pela irritabilidade. É porque ele é emocionalmente sensível. Pessoas que tem o elemento água predominante costumam se deixar levar pelas emoções, principalmente dos outros e terminam por serem chantageadas com facilidade, pois tem dificuldade em filtrar e analisar racionalmente a dor do outro. O Fogo é muito comum na mente abstrata, é o elemento sem forma física, se manifesta através de uma chama. É a criação sem forma, como o espírito. Assim, é uma energia que se manifesta bastante na filosofia e na religião. Se observa também em indivíduos brutos, rudes e até muito sinceros, por causa da dificuldade em moldar as relações sociais e controlar essa totalidade de energia psíquica até uma válvula de escape.
  Então, resumidamente, todos temos os quatro elementos, e eles atuam o tempo todo, mas em medidas diferentes. E, dependendo da ocasião, outro elemento pode reagir mais fortemente do que o elemento predominante. Assim como é preciso identificar o elemento em excesso e controlá-lo, também é necessário elevar o elemento mais fraco para colocar todos em equilíbrio. E isso é um trabalho diário para a vida toda.
  Um bom exercício é pegar os momentos do seu dia que você acha que não foram legais, te irritaram, ou te trouxeram dor de cabeça e pensar que elemento provocou aquilo e que elemento poderia ter evitado que aquilo acontecesse. Pra ajudá-los, aí vai uma lista do positivo e negativo de cada elemento. Boa sorte.

Terra
Positivo: Ação. A Terra fortalece o propósito e atua.
Negativo: Preguiça. A Terra é estática e não se move.

Água
Positivo: Compreensão. A Água absorve e compreende os outros trazendo-os para o interior.
Negativo: Passividade. A Água deixa sua vontade de lado e se deixa controlar pelos outros.

Ar
Positivo: Razão. O Ar mantém o equilíbrio através da neutralidade.
Negativo: Frieza. O Ar seca a Água e atrofia a capacidade de sentir.

Fogo
Positivo: Adaptação. O fogo se expande pelos materiais disponíveis e se mantém aceso.
Negativo: Excesso. O fogo destrói tudo ao seu redor pela falta de controle e limite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário