Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Quando a roda não gira




  O fim de ano chegou. E com ele o arrependimento do tempo perdido desse ano e as frequentes promessas do ano seguinte. Fazemos piadas com isso, mas existe algo muito sério nesse evento. A incapacidade das pessoas de viver o presente.
  Se realmente nos dispormos a fazer aquilo que desejamos fazer, não haveria tantas repetições de desejos futuros. Esse acúmulo é proveniente de desejos não realizados que são agravados pela nova leva de desejos. E assim as pessoas se perdem no caminho da realização, pois chega uma hora que não se sabe nem por onde começar. E quando você começa um, é bombardeado pelos outros e se perde completamente, terminando não fazendo nada.



  O maior artifício, na minha opinião, são dois demônios: A Preguiça e a Luxúria. Essas duas belas mulheres são muito fortes e atraentes. A Preguiça torna tudo muito pouco atraente antes mesmo de começa-las. E a Luxúria torna qualquer coisa mais atraente do que aquilo que você ia fazer. Enquanto a Preguiça se encarrega de fazer você ignorar a tarefa, a Luxúria te dá várias coisas "mais legais" para se fazer. Na verdade, essas coisas são apenas mais prazerosas a curto prazo, mas não dão a satisfação de realização e completude. Motivo pelo qual é preciso repetir as sugestões da Luxúria como um viciado em uma droga.
  O jeito mais fácil de lidar com essas duas? Mostrar quem manda na casa na base da força..... de vontade. No início, parecerá que se faz as coisas por obrigação, porque elas não querem que você faça. Então te atormentam e impedem que você sinta o que está fazendo. Mas a partir do momento em que você for capaz de ignora-las e permanecer consciente e presente no que está fazendo, perceberá que é mais fácil e prazeroso do que se pensava. É só aprender a ignora-las.
  Então, sim, no início, será uma espécie de obrigação. Porque você ainda está tendo um caso com estas senhoritas. Mas quando você se levar a sério e disser pra elas que acabou e parar de abrir a porta pra elas, vai dar tudo certo.


  O principal trabalho dessas duas moças é "deixar pra depois". E o foco sempre cai pra cima da semana que vem e de datas comemorativas. Geralmente o meio do ano e o ano novo. O problema é que isso não vai dar certo. Porque sempre vai haver problemas no presente e uma nova data futura será escolhida para começar. Isso porque quanto mais tempo você passa deixando de fazer, mais difícil e pesada se torna iniciar a tarefa.
  Acredita-se que o ano novo tem um significado por si mesmo, mas isso é uma ilusão. Esse tempo é artificial e só tem significado implantado pela crença coletiva. A natureza não se curva à isso e não altera seu tempo. Prova disso é o nosso horário de verão, que foi feito exatamente pra "corrigir" um período de tempo que se difere do resto do ano. Esse significado temporal é unicamente humano e artificial. Até onde eu sei, as plantas não adiantam o relógio em uma hora em dezembro, meu gato também não. Se você se submeter a isso, será escravo, como a maioria das pessoas já é.


  A roda não gira no dia 31 de Dezembro, ou no seu aniversário. Apesar do seu aniversário ter mais significado do que 31 de Dezembro, já que tem mais sentido renascer simbolicamente no dia do seu nascimento do que num dia qualquer que foi escolhido para começar e terminar a roda do ano sem qualquer ligação ou respeito com a natureza do planeta.
  A roda gira a cada instante. Cada momento presente, cada dia é o dia propício para fazer tudo, desde que você queira, desde que a sua Vontade seja forte. O Agora é único momento em que algo pode ser feito. E todo momento é um momento de mudança. Inclusive o momento em que você terminar de ler esse texto. Desde que você tenha Vontade para transforma-lo. Caso contrário, ele se tornará um vácuo na sua vida, sem nada que o preencha.
  O único jeito de contrabalançar a suposta falta de tempo, é estar presente o tempo todo. O único jeito de mudar as coisas é perceber que você pode fazer isso a todo momento. Sem precisar esperar qualquer data, estação ou festa.
  A verdade é que a Roda da Vida não gira. Ela é girada.

2 comentários:

  1. Arrasou, adorei. Da um ótimo incentivo pras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa. E pra mim também, nos momentos de preguiça rsrs'

      Excluir