Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles



Continuação da série Meu nome é Legião, porque somos muitos. Pra quem caiu de paraquedas, aqui está a parte 1.

  Richard Dawkins estudou a organização de uma ideia como um gene que se multiplica de cérebro em cérebro, como uma unidade de informação que se replica. Ele chamou essa unidade de meme. Um pensamento que busca o máximo de corpos para se reproduzir como um vírus e dominar o mundo. Parece até filme de terror, né?! Mas a verdade é que é assim mesmo.
  Já sabemos o que é um pensamento. Mas o que acontece quando eles se juntam? A resposta é egrégora. Uma egrégora é o conjunto de energia mental ou pensamentos de duas ou mais pessoas voltado para a mesma finalidade. Egrégora é o que coloca todas as mentes na mesma vibração, na mesma onda. E eu falo literalmente. Cientistas já monitoraram músicos tocando juntos e o cérebro funciona como se fosse um só, como se fossem duas partes de um mesmo organismo. Podem ler a matéria aqui.
  Quando os trabalhos dentro de uma egrégora estão abertos, é claramente perceptível a sua influência. Jung chamou isso de Inconsciente Coletivo, o senso comum chama de Astral. Sabe quando "você sente a energia do local"? É isso. Por exemplo, se você vai à um dojô de karatê, ninguém precisa lhe dizer que ali é um local de disciplina. O próprio local durante o treino diz isso ao seu inconsciente. E o próximo assunto é....



Território

  Existem locais que potencializam as egrégoras e as tornam mais fortes. Um dojo potencializa a prática das artes marciais. Ninguém vai buscar um dojo pra fazer balé. É o motivo de ser mais fácil malhar na academia do que em casa, estudar na faculdade do que em casa, etc. Esses locais são territórios naturais das suas respectivas egrégoras, fazendo com que você se desligue das outras egrégoras e concentre sua mente apenas
em uma com mais facilidade. Isso garante o foco de propósito. Então, sabemos porque é tão eficiente você ter um lugar pra estudar, um pra malhar, um pra escrever poesia, um pra comer. Quando eu digo um lugar, não falo fisicamente. Falo de um ambiente. Você pode escrever poesias, estudar a matéria da faculdade, malhar, tudo no seu quarto. Mas você não vai fazer isso no mesmo ambiente. Pra malhar, provavelmente, você vai colocar umas músicas animadas, pra estudar, você vai desligar o computador e o celular pra não permitir intromissões, e pra escrever poesia, vai precisar de um ambiente tranquilo e calmo. São 3 ambientes diferentes no mesmo lugar. São 3 egrégoras atuando.E você está abrindo elas num local compartilhado. Se não criar o "astral" adequado, não vai conseguir manter a energia física e mental constante. Se não desligar o computador, ele vai te notificar e você não vai estudar; se o silêncio te acalma, vai ser difícil produzir energia e malhar. Essa é a natureza primordial dos rituais cotidianos. Um ambiente característico para cada evento. Se vestir adequadamente para um determinado evento, por exemplo, é uma preparação para adentrar numa egrégora de forma não agressiva. Se você for a um jantar de gala de bermuda e chinelo, vai ser notícia. Pois a sua vestimenta é um estímulo que excita a natureza do inconsciente coletivo vigente.



Rejeição

  É claro que, se esse inconsciente possui território, ele vai tentar protegê-lo. Uma questão bem prática são as eleições. Todos os partidos políticos querem se eleger. Mas o território a ser ocupado fisicamente é limitado. Temos um número limitado de cadeiras
em um número limitado de instituições a se elegerem. Como consequência, as diversas egrégoras políticas (os partidos), disputam com outras egrégoras o território a ser ocupado. E quando eleitas, tentam manter o território ocupado.
  A ordem vigente luta para se manter no poder. Se você desafiar o seu superior, em qualquer lugar, instituição, é muito provável que perca. Pois o ambiente vai protege-lo e sustentá-lo, se ele realmente tiver o poder do posto que detém. Se você desafiar um mestre em seu dojo, ele vai fazer de tudo para te derrotar. Assim a egrégora se mantém estável em sua ordem. Se desafiar seu superior, provavelmente vai ser demitido, pois ele manifesta o desejo da egrégora, seu objetivo.
  Algumas egrégoras são mais tranquilas e vão lhe convidar a se retirar, como os professores quando você tentar impedir a egrégora da escola de ensinar. Outras vão ser mais agressivas, como quando você vai pra torcida do Flamengo com a camisa do Vasco. Sabemos o nível de agressividade de uma egrégora como torcidas organizadas.  Se você contraria a egrégora, ela vai tentar te expulsar. Da mesma forma como um organismo produz anticorpos para expulsar células intrusas, ou um animal defende seu território de espécies invasoras. É exatamente a mesma coisa, só que num plano abstrato. Juro que não falo mais dessa coisa de pensamentos serem seres vivos.



Desindividuação

  Ocorre quando indivíduos realizam atos, envolvidos pelo êxtase grupal e não se reconhecem como indivíduos da ação produzida. Um exemplo muito comum: a torcida
organizada de um time se envolve numa briga com a outra e, no meio do evento, alguém é morto. O assassino é interrogado e profere a seguinte frase. "Nós matamos ele porque ele era da torcida rival". Mesmo depois de ver o vídeo em que mata o outro, ele não se reconhece como sendo o assassino. Para ele, a torcida o matou.
  Não é cinismo. Imerso e absorvido pelo inconsciente coletivo, pode-se dizer que o indivíduo foi "possuído pela energia do local". A partir daquele momento, ele perde sua individualidade, senso de percepção e julgamento próprios. Eles são substituídos pela programação grupal e homogênea do inconsciente coletivo.
  No filme Divergente, as facções são egrégoras e cada uma tem um objetivo definido. O lema da sociedade (Facção acima do sangue) é uma forma de fazer com que o inconsciente coletivo das facções prevaleça sobre a individualidade, caso haja conflito entre o propósito da egrégora a qual você pertence e pessoas que te afetam emocionalmente. E no fim, o objetivo da egrégora prevaleça sobre você e anule sua individualidade.



  Sabendo como um mesmo pensamento sobrevive e controla vários corpos e mantém-se vivo e atuante quando duas ou mais pessoas o sustentam, tenho certeza que está ficando mais fácil entender os títulos que tenho usado nessa série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário